Dicas para quem sofre de diabetes

Acompanhe aqui algumas dicas básicas para controlar a diabetes e ter uma vida mais saudável, longa e ativa. Seguindo alguns passos é possível ter maior controle da diabetes e viver sem grandes problemas e de forma mais saudável.

Existem três tipos principais de diabetes: Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2 e Diabetes gestacional.


Diabetes tipo 1
O seu corpo não é capaz de produzir insulina suficiente, pois suas células sofrem de destruição autoimune. com isso o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito no sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células. Se você sofre de diabetes tipo 1, é preciso tomar insulina todos os dias para sobreviver.

Diabetes tipo 2
As pessoas que vivem com diabetes tipo 2 produzem insulina, porém o corpo pode criar uma resistência á ela. Ou seja, ele não responde da forma como deveria à ação da insulina e não a utiliza adequadamente. Muitas vezes também pode acontecer de o paciente com diabetes tipo 2 não produzir insulina o suficiente para suprir as demandas do corpo. O tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes atualmente.

Diabetes gestacional
Algumas mulheres sofrem desse tipo de diabetes quando estão grávidas. Na maioria dos casos com o tempo desaparece depois que o bebê nasce. Mas mesmo que desapareça, essas mulheres e seus filhos tem uma chance maior de ter diabetes no futuro.

Diabetes é sério?
Diabetes pode causar problemas de saúde como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, problemas oculares, danos nos nervos, problemas renais, e problemas de dentes e gengivas. As pessoas com diabetes precisam fazer escolhas alimentares saudáveis, manter um peso saudável, mova-se mais a cada dia e tome os medicamentos mesmo quando se sentirem bem.

Procure conversar com seu médico sobre como gerenciar seu A1C, pressão arterial e colesterol. Isso pode ajudar a diminuir
sua chance de ter um ataque cardíaco, derrame ou outros problemas.

Faça um plano de refeições para diabetes com a ajuda de seu médico. Escolha alimentos com menos calorias, gordura saturada, gordura trans, açúcar e sal. Consuma alimentos com mais fibras, como cereais integrais, pães, bolachas, arroz ou macarrão. Escolha alimentos como frutas, vegetais, grãos integrais e leite desnatado ou com pouca gordura e queijo.

Beba água em vez de suco e refrigerante normal. Ao se alimentar, preencha metade do seu prato com frutas e legumes, um quarto com uma proteína magra, como feijão, frango, etc..

Procure tomar os seus remédios, mesmo quando se sentir bem. Verifique seus pés todos os dias para cortes, bolhas, manchas vermelhas e inchaço.  Escove os dentes e use fio dental todos os dias para manter sua boca, dentes e gengivas saudáveis. E procure manter o controle de seu nível de açúcar no sangue.

Descubra como pessoas comuns estão revertendo a diabetes tipo 2 e pré-diabetes em poucas semanas naturalmente e sem efeitos colaterais. Acesse o botão abaixo e saiba maiores detalhes.